Uma startup da UFSM fechou parceria que vai investir quase R$ 2 milhões para pesquisar e tentar criar um sistema de armazenamento de energia e troca de baterias para bicicletas e motos elétricas. O projeto da startup Energy2Go, com colaboração da Cibiogás, foi aprovada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O objetivo é construir uma estação de troca de baterias que não só facilite a substituição delas em veículos de micromobilidade, como permita a transação de energia entre as baterias e a rede elétrica.
Segundo a coordenadora da iniciativa na UFSM, professora Luciane Silva Neves, além de facilitar a mobilidade elétrica, a estação terá uma função dupla ao atuar como uma “usina virtual” de energia. Isso permitirá a união de várias estações, formando uma central de armazenamento que tanto pode fornecer energia quanto absorver excedentes, contribuindo para o equilíbrio da rede elétrica. A inovação será pioneira no Brasil e terá a primeira estação física instalada na UFSM e outras em Rio, Paraná e São Paulo.
– A maior parte dos deliveries já está migrando para motos elétricas. Queremos não apenas desenvolver a tecnologia, mas também impulsionar o uso desses veículos na cidade – diz.
Leia mais: